Muitas mulheres não dão a mesma atenção à porosidade dos seus cabelos que dedicam a outras características como o comprimento e padrão de onda. Mas deveriam. Você sabia que saber se você tem um cabelo poroso ou não, é uma parte essencial para conhecer, de fato, a sua textura e assim ter cabelos realmente saudáveis?

Mas afinal,

cabelo poroso tratamento caseiro

O que é a Porosidade Capilar?

A porosidade está relacionada com a capacidade dos cabelos em absorver e reter umidade, óleos e produtos químicos.

Ela é influenciada pela cutícula, a camada exterior do cabelo, que controla a facilidade com que a umidade passa dentro e fora do seu cabelo.

Para a maioria das mulheres, porosidade é algo genético, entretanto ela pode ser alterada por outros fatores, como: tratamentos de calor, exposição, e o uso de produtos químicos.

Entender sobre a porosidade do seu cabelo vai te ajudar a escolher os produtos corretos que vão manter seus cabelos sempre hidratados, fortes, brilhantes e macios.

Tipos de Porosidade

De acordo com as condições do seu cabelo, as camadas das cutículas podem ser mais abertas ou mais fechadas, permitindo assim, que entre uma maior ou uma menor quantidade de umidade nos fios. Isso nos leva a dois níveis de porosidade.

Baixa Porosidade

Em cabelos com baixa porosidade, imagine que as cutículas são como telhas no telhado de uma casa, quando chove a água simplesmente desliza para fora.

Sendo assim, é um desafio para que a água entre no eixo do cabelo. Cabelos assim, levam um tempo grande tanto para molhar no chuveiro, quanto para secar.

Acúmulo de produto é uma queixa comum, a impressão que se tem é que os produtos ficam “sentados” em cima do cabelo. O uso de produtos químicos também é prolongado e difícil.

O truque com cabelos que tem baixa porosidade é fazer a umidade chegar ao eixo do cabelo. Uma vez lá, o cabelo retém muito bem a umidade e o efeito é um cabelo muito brilhante.

Um dos métodos mais úteis é o condicionamento profundo com calor ou vapor, que vai abrir a cutícula e ajudar o cabelo a absorver a umidade. Lavar e enxaguar o cabelo com água morna também ajuda a soltar os detritos e abrir as cutículas.

Detalharei mais abaixo as formas de tratamento para cabelos com baixa porosidade…

Alta Porosidade

Pense em seu cabelo poroso como uma esponja, ela pode absorver bastante água e com a mesma velocidade deixar toda a água escapar. Cabelos com alta porosidade possuem a cutícula muito elevada e com isso conseguem absorver rapidamente a umidade.

O ponto negativo, é que por conta da abertura das cutículas, a umidade é perdida na mesma velocidade em que foi absorvida.

Muitas vezes, o cabelo pode ter sido danificado pelo uso de produtos químicos, corantes, e outros.

Cabelos com alta porosidade são mais propensos ao aparecimento de frizz e a cabelos emaranhados em clima úmido.

Cabelos com alta porosidade vão se beneficiar com o uso de cremes pesados, óleos específicos, ou emolientes e manteigas, para selar a umidade.

Eles também serão beneficiados por tratamentos de proteínas que podem ajudar a preencher algumas lacunas abertas nas cutículas. Além disso, lavagens com água fria, produtos de pH baixo, como vinagre diluído ou aloé vera, ajudam a selar a cutícula

Mais abaixo também falarei mais sobre tratamentos para cabelos de alta porosidade…

Descubra qual o nível de porosidade do seu cabelo (Teste)

Mas como saber qual o tipo de porosidade do seu cabelo? Existem várias formas de saber o quão poroso o seu cabelo é, mas a mais simples é que vamos chamar aqui de “cabelo flutuante”.

Pegue um par de fios de cabelo, da sua escova ou pente, e deixe-os em uma bacia com água.

Deixe-os repousar na bacia de 2 a 4 minutos.

Observe o cabelo, se ele flutuar, você tem baixa porosidade, se o seu cabelo afundar, você tem alta porosidade

Tratamentos para Cabelos com Alta Porosidade

cronograma capilar baixa porosidade

Tratamentos de Proteína

Fazer tratamentos de proteína é importante para que o cabelo com alta porosidade ganhe força e não quebre com tanta frequência. Cabelos altamente porosos tem furos na haste do fio e a proteína enche temporariamente esses orifícios e fortalecem o cabelo.

Tratamentos de proteína são geralmente aconselhados a serem feitos mensalmente. Adicionalmente, você pode usar tratamentos de proteína mais lights semanalmente entre cada tratamento mensal mais pesado. Lembre-se que proteína, não é um hidratante e não deve ser tratada como tal.

Condicionador Profundo

Deve ser usado após cada lavagem. Lembre-se de colocar quantidades generosas e aquecer o cabelo. Não se preocupe se você não tiver secador, touca secadora. Cobrindo o cabelo com uma toalha quente por 15 minutos, já é mais do que suficiente.

Muitas vezes eu aplico o condicionador profundo, deixo durante a noite e lavo pela manhã.

Selar os cabelos com manteigas ou óleos

Manteigas e óleos podem ajudar a selar a umidade que seu cabelo poroso absorve sem libera-lo de volta. Manteiga de karité e óleo de oliva são ótimas para selar. O óleo de oliva é um dos poucos óleos que penetram no eixo do cabelo e isso faz dele uma ótima opção para usar como selante.

Vinagre de Maçã e Aloe Vera

Vinagre de maçã e Aloe vera vão trabalhar para ajustar o equilíbrio do pH do seu cabelo. A lavagem com eles é levemente ácida e vai ajudar a achatar a cutícula, vedando assim a umidade.

Uso de Óleos Naturais

Esse tipo de produto vai reforçar a sua vedação feita com a manteiga de karité ou óleo de oliva e ajudar a compensar a camada protetora que está faltando. Verifique os ingredientes no rótulo dos seus produtos para ver se óleos pesados, como azeite, rícino ou abacate estão listados como ingredientes principais.

Tratamento para Cabelos com Baixa Porosidade

shampoo para cabelos com baixa porosidade

Segue abaixo uma rotina adequada para cabelos com baixa porosidade:

Vaporizar seu cabelo

Para você que está brigando com cabelos de baixa porosidade, seu melhor será o calor indireto. Você deve vaporizar o seu cabelo de 1 a 2 vezes por semana, de 10 a 15 minutos para ajudar a abrir a cutícula do seu cabelo.

Acredito que o melhor seja vaporizar seus cabelos no mesmo dia que você escolher para fazer co-wash ou quando for reidratar para que o processo de reidratação seja mais fácil.

Argila Bentonita

Shampoos podem secar o seu cabelo e deixá-los mais difíceis de hidratar. O córtex do seu cabelo já é fechado o bastante, sendo assim é melhor usar maneiras mais suaves de limpeza. Usando uma mistura de argila bentonita com vinagre de maçã você vai deixar os seus cabelos com sensação de limpeza e refrescância.

O indicado é retirar a mistura do seu cabelo com água morna, isso vai ajudar a manter as cutículas abertas à medida que você for avançando com o tratamento.

Fique longe de muita proteína

Cabelos com baixa porosidade costumam ter acúmulo de proteínas e não requerem o acréscimo de proteínas em suas rotinas. Dê preferência a produtos para reposição hídrica do cabelo.

Produtos Umectantes e Emolientes

Você precisa usar produtos que tenham como seu primeiro ingrediente, a água. Se não, existe fortes chances de você não está usando o melhor hidratante para o seu tipo de cabelo.

Prefira produtos que contenham hidratantes como Aloe vera suco/gel e emolientes como o mel. Você deve evitar usar produtos rotulados como manteigas/pudins, pois eles são muito grossos e vão ficar “sentados” em cima do cabelo, em vez de ser absorvidos.

Óleos mais leves

Assim como os cabelos de baixa porosidade lutam para que a umidade entre nos cabelos, ele também lutará para que os óleos entrem no eixo do fio.

Na maioria dos casos, o óleo vai “sentar” nos fios, deixando seu cabelo com uma aparência pesada, sem vida, e gordurosa.

Outro efeito, é o entupimento do seu couro cabeludo, que vai afetar tanto o crescimento, quanto a saúde geral do seu cabelo.

Em vez de usar óleos recomendados por naturalistas como o óleo de coco, óleo de abacate e azeite, dê preferência a óleos mais leves, como semente de uva, óleo de amêndoas e óleo de babaçu.

Condicionador Profundo e Calor

Usar condicionares profundos é realmente uma obrigação para quem tem cabelos com baixa porosidade. É uma forma fundamental de obter umidade e penetrar o eixo do cabelo.

No entanto, como eu falei no primeiro passo, a adição indireta de calor vai ajudar a abrir o córtex e torná-lo ainda mais fácil para a umidade entrar.

Use o seu secador portátil para vaporizar enquanto aplica o condicionador profundo. Aquecer o condicionador profundo também irá ajudar o processo. Quando estiver pronto, você pode lavar com água fria para selar a umidade que o seu cabelo absorveu.