Ter cabelos longos e bonitos é o desejo de muitas mulheres, geralmente quem tem os cabelos longos e bem cuidados costuma deixa-los soltos, principalmente em ocasiões especiais, como uma festa de formatura, um casamento, às vezes enfeitando-os com algum adereço, ou mesmo no dia a dia, exceto claro em ocasiões que exigem os cabelos presos como ir à academia, ou frequentar algum ambiente que exija, por exemplo.

Fato é que também sabemos que não é nada simples manter cabelos longos, é necessário que você se dedique a cuida-los, se quer soltar os cabelos sem se preocupar ou até mesmo se aborrecer com o volume ou o emaranhado, fique atenta às nossas dicas:

1. Perder alguns fios por dia é normal

cabelos compridos lisosVocê sabia que por dia perdemos em média 100 a 150 fios de cabelo?

Então durante o banho não se desespere se caírem alguns fios de cabelo, ainda mais se você tem cabelos longos, agora se você desconfia de que algo está muito fora do normal, …

… recomendamos que procure um especialista, o mais recomendado é o Dermatologista, pois queda de cabelo em excesso, atente-se que estamos falando “em excesso”, pode significar várias coisas: falta de vitaminas, …

… muito estresse, níveis de hormônio desregulares, mas se você não sofre de nada disso, cuide da sua alimentação, da sua mente, descanse um tempo suficiente.

Há suplementos capilares fortalecedores que não tem contraindicação, experimente.

 

2. Cuidados Com os Cabelos Molhados

É necessário ter cuidados quando seus cabelos estiverem molhados, pois eles estão mais frágeis e propensos a quebra, quando for desembaraça-los, comece sempre das pontas ao topo da cabeça, jamais o contrário, escolha para isso um pente de dentes largos, …

… evite enrolar uma toalha muito pesada na sua cabeça, o ideal é deixá-los secar naturalmente mas se não puder, separa uma toalha especificamente para este fim, de preferência que seja de microfibra e fina.

 

3. A Cada 3 Meses Apare as Pontas

O terror para quem tem cabelos compridos é aparar as pontas dos cabelos, mas o ideal é que você apare-as a cada três meses, pois a medida que o tempo vai passando os fios vão crescendo e ficando desiguais além do que existe uma tendência de que as pontas se afinem.

Para evitar que você corte além do necessário faça este esforço e torne isto um hábito, assim terá seus cabelos longos hidratados e bonitos por muito mais tempo.

 

4. Não Lave os Cabelos Todos os Dias

cabelos compridos atrapalha crescimentoNossos cabelos tem uma oleosidade natural, ela é quem protege os fios dos danos externos e mantem os nutrientes, quando você lava seus cabelos sempre que toma banho você está eliminando está proteção natural, …

… expondo os fios e fazendo com que fiquem cada vez mais com aparência de maltratados, lave-os por exemplo, a cada dois dias e somente o couro cabeludo, deixe que o restante do produto apenas escorra pelo comprimento e enxague-os em seguida, finalize com o condicionador no comprimento dos fios.

 

5. Enxague Com Água Fria

Após hidratar os fios com condicionador, experimente enxaguá-los com água fria e perceberá que ficarão mais fortes e brilhosos, pois após condicioná-los a água fria fechará as cutículas preservando a hidratação.

 

6. Use Shampoos Livre de Sulfatos

Muitas pessoas não leem os rótulos dos shampoos, mas a maioria disponível no mercado são feitos à base de sulfatos, se você for ao seu banheiro agora comprovará e ficará espantada! O Sulfato limpa os cabelos, mas limpa tanto que tira até a oleosidade natural dos fios, aquela que os protege, …

… em resumo é um verdadeiro detergente, eles também são a razão do porquê nossos olhos ardem quando escorrem no nosso rosto, experimente comprar shampoos livres de sulfato.

 

7. Massageie o Seu Couro Cabeludo Durante o Banho

Quando estiver lavando o couro cabeludo com shampoo, massageie-o delicadamente, isto ativa a circulação sanguínea e ajuda a desintoxica-lo.

 

8. Faça a limpeza de suas escovas e pentes

Escovas sujas, cheias de fios de cabelos e restos de produtos são o lugar certo para a procriação de bactérias. Limpe-os ao menos uma vez no mês, utilize para isso uma mistura de bicarbonato de sódio e água morna, uma escova de dentes ou escova pequena irá ajuda-la na limpeza daquelas áreas pequenas, …

… ou use utilize também a mistura de água morna com shampoo para limpá-los, sempre após usá-los retire os fios que ficam e jogue fora.

 

9. Cuidado aos Secá-los Com Secador

cabelos compridos ondulados

 

Uma dica importante e que pouca gente segue é atentar para a frequência com que você usa o secador ou chapinha, se realmente tem que usá-los então ajuste para uma baixa temperatura e certifique-se de usar produtos para proteção térmica dos fios antes de secá-los ou utilizar a prancha.

 

 

 

10. Experimente o óleo de rícino ou óleo de mamona

O óleo de rícino é um conhecido fortificante que vai ajudar no crescimento dos fios e hidratá-los, se você tem cabelos oleosos não se preocupe pois ele vai ajudar a regular o grau de oleosidade dos fios, agindo onde há mais secura e compensando aonde não precisa.

Siga estas dicas e adote alguns desses hábitos para o seu ritual de beleza, o importante é não desistir e tentar se manter firme, os resultados virão a médio e longo prazo. Não se esqueça que milagres não acontecem da noite para o dia. Você pode começar a seguir alguns passos e aos poucos ir adicionando outros hábitos.